Sobre Nossos Ancestrais

                                                                Divindades 

Todo ser humano nasce sob vibrações e a proteção de quatro Orixás. Sendo o primeiro Orixá de Frente/Pai de Cabeça e ele atua no chakra frontal e muitas vezes é considerado como os principal, já que é o responsável por sua regência nesta encarnação e o mesmo que influência de forma racional, determinando as principais características de raciocínio e expressões físicas, assim como a forma que os outros nos veem.

“Orixá de trás”, “Segundo Orixá” e “Juntó” ou “Adjunto” vibra no chakra posterior ao frontal, e o mesmo que é encarregado pelas emoções. Ou seja, quando há uma desordem na forma lógica de raciocínio, é ele quem auxilia para manter energias pelo lado emocional, como em um momento de pressão, onde o racional já não consegue mais atuar. será de acordo com o temperamento do Orixá Juntó que a pessoa carrega.

O Orixá Ancestral já é mais complexo de encontrar e na maioria das vezes, ele não surge em uma consulta de Búzios por exemplo. Assim os Orixás de Frente, os Ancestrais também formam um par, chamados de Orixá dominante e Orixá Recessivo. O Orixá Dominante vibra no chakra coronário, enquanto o Recessivo atua no chakra básico. Essas divindades estarão conosco, independente da vida em que estejamos.

 

Simbolicamente, cada Orixá possui sua cor, dia da semana, dança, canto, saudação, etc., que são elementos que servem para representá-los de modo a serem mais bem compreendidos. Conhecendo os Orixás mais cultuados em casas de Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

 

Apesar de esses serem os mais conhecidos, não são únicos, existem mais de 400 orixás, inclusive, todos criados por Olorum (Deus e criador), como uma forma intermediária de contato entre ele e os seres humanos.


Iemanjá é um orixá feminino. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá - “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

Iemanjá, na realidade, é a divindade do rio que deságua no mar. Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. O rio que representa Iemanjá e sua história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

No Brasil, Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Iara, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

Representação no cristianismo: Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora dos Navegantes

Cor: Azul e Branco.

Dia da semana: Sábado.

Elemento: Água.

Local de oferta: Praias e oceanos.

Sincretismo: Virgem Maria e Nossa Senhora de Fátima.

Saudação: Odoyá!



Oxalá é uma divindade masculina, criador de todos os seres e pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida. Segundo a lenda Oxalá tentou criar os seres humanos com vários materiais, mas só conseguiu quando utilizou o barro.

Representação no cristianismo: Jesus Cristo.

Cor: Branco.

Dia da semana: Sexta-Feira.

Elemento: Ar. 

Local de oferta: Montanhas e templos.

Sincretismo: Jesus Cristo.

Saudação: Epá Babá!

 



Ogum é o orixá que representa a luta, as conquistas, ele é de guerra e o arquétipo do guerreiro. Ele é o senhor da guerra e padroeiro de todos os trabalhadores cujo ofício exige a utilização de ferramentas.

Representação no cristianismo: São Jorge

Cor: Azul índigo.

Dia da semana: Terça-Feira.

Elemento: Fogo.

Local de oferta: Estradas e caminhos abertos.

Sincretismo: São Jorge.

Saudação: Ogunhê, meu Pai! 



Oxóssi vive nas florestas e representa a fartura, é protetor dos caçadores e rege as lavouras, seu símbolo é o arco e flecha. Ele pode imitar o som dos animais com perfeição, é um caçador valente e generoso.

Representação no cristianismo: São Sebastião / São Jorge.

Cor: verde e azul turquesa.

Dia da semana: Quinta-Feira.

Elemento: Terra.

Local de oferta: Matas e florestas.

Sincretismo: São Sebastião

Saudação: Okê Arô!

 


Oxum é uma divindade feminina, ela é dona da água doce, dos rios e das cachoeiras. Representa a delicadeza, a fecundidade e a maternidade, por isso é muitas vezes chamada de “mamãe Oxum”.

 

Representação no cristianismo: Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora de Fátima.

Cor: Amarelo

Dia da semana: Sábado.

Elemento: Água

Local de oferta: Fontes de água e cachoeiras

Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição. 

Saudação: Ora iê iê ô, mamãe Oxum!



 

Xangô

Na mitologia iorubá, xangô é rei, por isso é o orixá que cuida do poder, da administração e da justiça. Ele age com neutralidade, é reconhecido pelas sábias decisões e é íntegro.

 

Representação no cristianismo: São Pedro ou São Jerônimo

Cor: Vermelho e branco, ou castanho.

Dia da semana: Quarta-Feira

Elemento: raio (fogo). 

Local de oferta: Cachoeiras e pedreiras. 

Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro, São João Baptista, São José de Arimatéia e São Bento da Porta Aberta.

Saudação: Kâo Kabicilê!

 


Iansã é uma guerreira poderosa, responsável por levar as almas para o céu. É a senhora dos ventos, dos trovões, das tempestades e representa as mudanças rápidas.

 

Representação no cristianismo: Santa Bárbara

Cor: Laranja e vermelho.

Dia da semana: Quarta-Feira.

Elemento: Fogo.

Local de oferta: Canavial, bambuzal e pedreiras.

Sincretismo: Santa Bárbara.

Saudação: Eparrêi, minha mãe Iansã!

 

Um pouco sobre guias protetores, que são espíritos ancestrais. Cada orixá conta com uma linha de entidade que o auxilia a cuidar dos seres humanos.


1. Caboclos

Os caboclos são espíritos ancestrais indígenas. Dada a sua origem, as entidades desse grupo se destacam por serem grandes conselheiros e pela forte ligação com a natureza.



2. Malandros

Uma das entidades mais populares dessa linha é o Zé Pilantra, que ficou órfão de pai e mãe e, para tentar sobreviver, passou a praticar pequenos furtos e trapaças. Essa entidade é responsável por cuidar de pessoas esquecidas, maltratadas, que se prostituem e viciados.




3. Pombagiras

As pombagiras são entidades de mulheres que, quando vivas, lutaram contra a opressão e o sofrimento imposto a elas. Por isso, como guias espirituais ajudam aquelas que passam por dificuldades.

Uma pombagira muito famosa é a Maria Padilha. Em vida, foi amante de Dom Pedro I de Castela (1334-1369), sendo quase sempre retratada como uma mulher linda, sedutora, sensual e muito bem-vestida.


4. Ciganos

Essas entidades são guias espirituais que gostam de ajudar as pessoas transformando suas vidas por meio do amor, da união e da fraternidade sempre com a força da alegria. Outra característica importante dos ciganos é que nunca prendem ou humilham uma pessoa. Apesar do nome, não há ligação direta com povos ciganos espalhados pelo mundo.  


5. Marujos ou Marinheiros

Em algumas regiões onde a Umbanda é praticada, não existe essa linha de entidades. Todavia, os marinheiros ou marujos atuam com uma limpeza completa: mental, espiritual e física. São entidades famosas por falarem a verdade. Como são espíritos oriundos do mar, estão sempre se balançando. Outro detalhe é que a própria vivência nesse ambiente tornou suas vidas sofridas, mas cheias de aprendizado que compartilham com os demais.


6. Erês

São espíritos de crianças, por isso é bom esperar alguma travessura de vez em quando dessas entidades. Afinal, adoram rir e brincar. Do lado mais sério, trabalham oferecendo conforto e consolo para mães e pais aflitos.

 

7. Pretos-velhos

A característica mais famosa e sempre citada dos pretos-velhos é a vasta sabedoria que têm. Com uma linguagem simples e direta, esses espíritos de negros escravizados oferecem orientações e apontam o caminho para situações aparentemente sem solução.


8- Exu

Tem algumas características que são típicas das reações da natureza humana e sua imagem perante os adeptos reflete proteção, justiça, paciência, força e disciplina na perseguição de objetivos. A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu. Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos.

 

 

 

 

 

 



Comentários